Copyright © 2019 - Desenvolvido por planetaventuras

  • Planetaventuras Henrique
  • PlanetAventuras
  • Twitter Clean
  • White YouTube Icon
  • YouTube

REGULAMENTO DA EXPEDIÇÃO ESTRADA REAL DE AVENTURA 2020

1. FINALIDADE E REFERÊNCIA

Promover uma competição expedicionária com atividades/modalidades de Orientação, Caminhadas/Corrida (Trekking), Técnicas Verticais (Rapel, escalada, corda fixa), Bicicleta de Montanha, Canoagem, dentre outras.

2. ORGANIZAÇÃO E DIRETORES DE PROVA

a. A prova é organizada por Planetaventuras.

b. Os diretores da prova são da Planetaventuras – Cursos e Eventos Esportivos de Aventura.

 

3. PARTICIPANTES

A “Expedição Estrada Real de Corrida de Aventura”, é uma tradicional competição que ocorre desde o ano de 2004 com a participação de pessoas de ambos os sexos. 

4. CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES

Quartetos mistos e Duplas (mista ou masculina) e ainda Individual Masculina (Solo). 

 

5. CONCEITOS

a. Fiscal de prova

- Pessoa que faz parte da organização e é responsável pela fiscalização da prova.

 

b. Posto de Controle (PC) e Posto de Controle Virtual (PCV)

- PC: Local de passagem obrigatório, locado no mapa e localizado ao longo do percurso. Possui fiscal e deve ser alcançado na seqüência determinada pela organização. Em cada PC o competidor deve assinalar sua passagem (com picotador ou assinando).

- PCV: Ponto de Controle sem presença de fiscal que deve sr fotografado ou anotado alguma frase para ser passado para organização em local pré-estabelecido.

 

c. Áreas de transição (AT)

- é um PC onde ocorrerá mudança de modalidade desportiva e a equipe se encontra com seu apoio quando permitido.

 

d. Picotar

- Ação que deve ser feita para marcar a senha do picotador no cartão de controle fornecido pela organização. Os picotadores estarão presos aos prismas nos respectivos PCs.

 

e. Cortes

- Percursos alternativos que os participantes serão obrigados a fazer, caso não cheguem a um PC no prazo máximo pré-estabelecido pela organização. Neste caso, será classificado após a ultima equipe que completou todo percurso sem cortes. Estes PCs serão informados no briefing.

 

f. Equipes de Apoio

- Pessoas motorizadas que participam da prova apoiando as equipes competidoras nos locais permitidos (normalmente é o motorista da equipe). Este apoio é restrito à transporte de bicicletas, equipamentos e alimentação em geral, além de manutenção. É permitido somente nos locais predeterminados pela organização no briefing. É proibido acompanhar a equipe competidora durante o percurso e deve respeitar as regras nacionais de trânsito. A navegação da equipe de apoio será bem simples, utilizando instruções e planilhas fornecidas pela organização. São responsáveis em fazer o 

translado das equipes desistentes ou desclassificadas, alem de recolherem todo lixo que produzirem durante o evento. Quando houver necessidade de apoio será informado, nesta prova não será necessário, no entanto, apesar da competição ser expedicionária, haverá Áreas de Transições (AT) que será permitido ajuda para os atletas se equiparem ou alimentarem.

 

6. ORGANIZAÇÃO DAS CATEGORIAS E MODALIDADES

Expedição Estrada Real de Corrida de Aventura (prova de 50 a 60 (Aventura) e de 100 a 150 Km (Expedição)

Quarteto, Dupla e Solo

- Modalidades:

1) Orientação: Técnica utilizada pelas equipes ou atletas solo para alcançarem os Pontos de Controle (PC) do percurso com mapa e bússola;

2) Trekking: Parte que será cumprida a pé (andando, trotando ou correndo);

3) Mountain Bike: Parte que será cumprida de bicicleta (apropriada para terreno acidentado);

4) Técnicas Verticais: Parte que pelo menos um integrante da equipe cumpre utilizando cordas e equipamentos de alpinismo (Rapel, Ascensão, falsa baiana ou tirolesa);

5) Atividade Aquática (Boia Cross, Natação ou Canoagem): Parte do percurso que será cumprida utilizando colete salva-vidas, podendo ser nadando (com ou sem boia) ou remando em embarcação.

 

7. INSCRIÇÃO

- As equipes (Quarteto, Dupla e Individual) na Categoria Aventura terão uma taxa de inscrição promocional no valor de R$ 200,00 por atleta, ou seja (Solo R$ 200,00, Duplas R$ 400,00 e Quarteto R$ 800,00), e as equipes da Categoria Expedição terão uma taxa de inscrição promocional no valor de R$ 250,00 por atleta, ou seja (Solo R$ 250,00, Duplas R$ 500,00 e Quarteto R$ 1000,00), estes valores no 1º LOTE, de formas a auxiliar na cobertura das despesas da estrutura, segurança e organização do evento, dos custos que não forem cobertos pelo apoio dos patrocinadores e apoiadores, tais como: locação e frete das embarcações, contratação de ambulância e equipe médica/resgate, alimentação e diária do Staff da prova, locação de rádios, transporte e hospedagem de profissionais que atuarão no evento, equipamentos, sistema de som, tendas, cartazes, panfletos, 

divulgação, camisas de atletas, levantamento de percurso, atualização cartográfica, impressão de mapas, combustível e veículos que atuarão na organização e em apoio à competição, confraternização das equipes, dentre outros. Encerramento das inscrições será no dia 20 AGO 20, ou até terminar o número de vagas. Garanta sua vaga com antecedência, aS datas de encerramento promocional de cada lote será respeitada.

VALORES DA ETAPA 2020 (AVENTURA e EXPEDIÇÃO ESTRADA REAL DE CORRIDA DE AVENTURA - LOCAL A DIVULGAR - Dias 22 e 23 AGO 20)

1º LOTE (ATÉ 20 MAR 20)

AVENTURA: R$ 200,00, por atleta.

EXPEDIÇÃO: R$ 250,00, por atleta.

2º LOTE: (ATÉ 20 JUN 20)

AVENTURA: R$ 250,00, por atleta.

EXPEDIÇÃO: R$ 300,00, por atleta.

3º LOTE:  (ATÉ 20 AGO 20)

AVENTURA: R$ 300,00, por atleta.

EXPEDIÇÃO: R$ 350,00, por atleta.

b. As Equipes (Quarteto, Dupla e Solo) será considerado inscrito quando:

1) entregar a ficha de inscrição e termo de responsabilidade preenchida e assinada. Quem enviar a ficha pela Internet deverá assinar no Briefing. A ficha médica individual disponível no site que está apoiando a competição deve ser preenchida e colocada no Kit de Primeiros Socorros da equipe;

2) pagar a taxa de inscrição (Postos de Inscrições ou Depósito Bancário). No valor da taxa de inscrição estão incluídos o número de identificação da equipe, a carta topográfica, o resgate médico e os materiais e equipamentos coletivos utilizados nas tarefas previstas nos postos de controle da corrida de aventura e a premiação.

 

c. Caso ocorra o cancelamento da prova por motivo de força maior e não seja marcada nova data, a organização restituirá aos inscritos o valor pago pela inscrição.

d. Locais de inscrição:

- Por e-mail para equipes fora de Belo Horizonte: planetaventuras@gmail.com ;

- Pessoalmente em Belo Horizonte (equipes de BH): Loja Das Pedras (Rua Santa Rita Durão, 384, Bairro Funcionários - esquina com Rua Ceará, Tel (31) 3227 6670).

- outros locais especificados no site que estarão apoiando a organização do evento: www.planetaventuras.com.br.

 

8. TRANSPORTE, HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

a. Transporte e Alimentação:

As equipes devem se deslocar de suas sedes/Belo Horizonte/sedes por conta própria, bem como, devem ser autossuficientes para se alimentarem durante a prova.

b.  Hospedagem:

- Será verificado a possibilidade das equipes de fora da cidade de Belo Horizonte ou fora do Estado para alojamento na cidade sede do evento (em Ginásio Esportivo ou Escola), para os interessados.

- Será verificado junto a rede hoteleira local parcerias com evento para um preço mais econômico para envolvidos no evento.

 

9. UNIFORMES

As equipes (Expedição e Aventura) receberão o colete de prova padronizado que deverá ser usado durante toda a prova.

10. TEMPO DE PROVA

a. A organização controlará o tempo oficial de prova cronometrando os horários de largada e chegada dos participantes.

b. O tempo total de prova poderá sofrer acréscimo caso haja penalização para a equipe e decréscimo caso receba bonificação.

c. O tempo estimado de duração da competição é de 6 horas para a categoria Aventura e 16 horas para a categoria Expedição.

 

11. CLASSIFICAÇÃO

a. A classificação dar-se-á em relação ao tempo final de prova, já computado os tempos de penalização ou de bonificação.

b. Antes da divulgação do resultado oficial será checado os picotes do cartão de controle e com todos os fiscais de prova.

 

12. PENALIZAÇÕES

a. Irregularidades

1) Não apresentar algum item do material obrigatório (checado no PC).

2) Negligenciar norma de segurança.

3) A equipe não chegar junta nos PC.

4) Jogar lixo no percurso ou desrespeitar o meio ambiente.

5) Desrespeitar qualquer morador, participante ou membro da organização.

6) Abandonar equipamentos em qualquer local do percurso, posto de controle (PC), ponto de tarefa ou área de transição.

7) Deixar de cumprir qualquer tarefa.

8) Deixar de picotar a carta ou picotar em local incorreto, tendo passado pelo PC.

b. A equipe será penalizada com trinta minutos por cada irregularidade cometida acima, que serão somados ao seu tempo final de prova.

- Exemplo: a equipe “X” terminou a corrida com 5h 30min e cometeu 2 (duas) irregularidades, seu tempo final é de 6h 30min.

c. A irregularidade Nr 7 corresponde a uma penalização de 1 hora se deixar de cumprir a tarefa. No “briefing” serão abordadas quais serão as tarefas a serem cumpridas pelas equipes e as condições de execução.

 

13. MOTIVOS PARA DESCLASSIFICAÇÃO

a. Deixar de entregar a documentação prevista, devidamente preenchida, até o horário da largada (ficha de inscrição, ficha médica e termo de isenção de responsabilidade).

b. Não completar o percurso na seqüência prevista.

c. Desistir da prova, mesmo que seja um só integrante da equipe.

d. Utilizar meios ilícitos para obter vantagens.

e. Completar a prova no tempo superior ao máximo estipulado pela organização.

f. Perder o mapa ou o cartão de controle.

g. Utilizar “carona” ou qualquer outro meio de transporte que não faça parte da prova.

h. Outros motivos não relacionados, após apreciação do júri técnico.

 

14. RECURSOS

a. Composição do júri técnico

1) Diretores da prova

2) Três jurados

- Escolhidos por sorteio, dentre as equipes não-envolvidas no recurso.

b. A decisão do júri técnico é incontestável, não cabendo mais recurso.

 

15. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS OBRIGATÓRIOS POR MODALIDADE

a. Orientação 

» 01 (uma) Bússola.

» 01 (um) ou mais Mapas (fornecido pela organização).

 IMPORTANTE: Recomendamos a proteção do mapa frente e verso – normalmente um formato “A3” para Aventura e dois formatos “A3” para Expedição.

b. Trekking

» Todos os materiais individuais/coletivos obrigatórios solicitados para utilização no trecho.  

c. Mountain bike

» 01 (uma) Bicicleta por atleta;

» 01 (um) Capacete por atleta;

» Recomendamos utilização de Luvas, Óculos e Faróis.

d. Atividade Aquática  (cada categoria terá ciência com antecedência de sua modalidade)

» Natação com colete

- 01 (um) Colete Salva-vida (por equipe na categoria militar ou aventura).

» Bóia Cross

- 01 (uma) câmara de ar cheia de Carro ou Caminhão por equipe – somente para a categoria Aventura (até 60 Km).

- 01 (um) Colete Salva-vida (por equipe na categoria militar ou aventura).

» Canoagem (Modalidade somente para a categoria Expedição de 100 Km).

- 01 (um) Remo por atleta e 01 (uma) Embarcação por dupla ou solo e 02 (duas) embarcações por quarteto - a cargo da organização. Poderá usar remos próprios

- 01 Colete Salva-vida por atleta na categoria civil (todos devem possuir colete).

e. Técnicas verticais (Rapel, Tirolesa ou Ascensão)

» 01 (um) Capacete (pode ser da bike);

» 01 (uma) Cadeirinha (Boldriê) – (por equipe);

» 02 (dois) Mosquetões ovais de rosca - (por equipe);

» 01 (um) Descensor (ATC ou Freio em Oito) - (por equipe);

» 01(um) Anel de Fita Tubular de 60 a 80 cm de diâmetro ou uma Retinida ou Cabo Solteiro de 3,5m  - (por equipe);

» 01(um) Par de Luvas (pode ser da bike, recomendamos de couro e que proteja os dedos) - (por equipe).

» No caso da Ascensão a organização providenciará os equipamentos de ascensão, e no caso de Tirolesa, a organização providenciará as roldanas, no entanto, o atleta da equipe que executará pode utilizar o seu próprio equipamento.

 

16. EQUIPAMENTOS COLETIVOS OBRIGATÓRIOS POR EQUIPE

- Mochila (no mínimo uma por equipe para acondicionar os kits e equipamentos)

- 01 (um) Telefone Celular (para comunicação com a organização em caso de necessidade. O número do aparelho deve ser fornecido no briefing).

- 01 (uma) Bússola (recomendamos de limbo móvel)

- 01 (um) Cobertor de Emergência (Manta ou Similar)

- 01 (um) Apito e 01 (um) espelho pequeno para sinalização em caso de necessidade.

- 01 (uma) Lanterna com Baterias por atleta - poderá ser a da bike, desde que esteja com a equipe durante todo tempo.

- Kit de Primeiros Socorros - Sugestões: Gaze, esparadrapo, soro fisiológico, álcool, faixas, analgésico, antialérgico, antiácidos, curativos, ataduras, luva de látex, algodão, anti-séptico, etc... (coloque no Kit materiais e medicamentos de pronto atendimento. As fichas médicas preenchidas acompanham o kit.

- 01(um) Saco Plástico (médio ou grande para posteriormente colocar o lixo produzido pela equipe).

- 01(um) Kit doação: Ação social - Trocada pelo mapa da prova – a definir.

 

17. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PROIBIDOS

a. GPS e outros equipamentos eletrônicos que auxiliam na navegação;

b. Cartas ou mapas que não sejam os fornecidos pela organização;

c. Qualquer tipo de aparelho de comunicação, exceto o celular obrigatório;

d. Relógio com medição de distância ou GPS; e

e. Qualquer tipo de armamento.

18. PREMIAÇÃO

Medalhas de participação, troféus ou medalhões aos primeiros colocados; e

Produtos e brindes dos patrocinadores.

19. CRONOGRAMA

Oportunamente divulgado no Briefing eletrônico.

20. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

a. O percurso exigirá as seguintes modalidades: orientação, ciclismo (mountain bike), trekking, técnicas verticais, atividade aquática e poderá ter atividades especiais que serão divulgadas no briefing.

 

b. O percurso ficará em sigilo absoluto até o momento da entrega dos mapas.

 

c. A largada das equipes será simultânea (todas as categorias ao mesmo tempo).

 

d. As tarefas deverão ser cumpridas conforme explicadas no briefing. As equipes poderão escolher o seu representante para executar as tarefas durante o percurso.

 

e. As equipes deverão informar, ao passarem pelos postos de controle (PC), o(s) nome(s) do(s) atleta(s) que desistiram de prosseguir na prova (SFC).

 

f. Caso algum componente da equipe abandone a prova, por qualquer motivo, após dar ciência à organização, e o desistente em segurança, os demais poderão prosseguir, porém, sem concorrer à classificação e à premiação.

 

g. As equipes deverão picotar suas cartas topográficas no cartão de controle.

 

h. Qualquer reclamação da apuração dos resultados deverá ser apresentada para o julgamento do júri técnico, até trinta minutos após a liberação oficial dos resultados.

 

i. O recurso deverá ser apresentado por escrito pelo representante da equipe junto à organização da prova.

 

j. Os trechos deverão ser percorridos utilizando-se os meios de transporte definidos pelo último PC abordado.

 

k. Durante a realização da prova, as equipes deverão utilizar os números de identificação distribuídos pela organização.

l. Qualquer PC estará em condições de acionar o atendimento médico e o resgate.

 

m. Fica estabelecido que o limite longo para a realização da prova será conforme acertado no briefing.

 

n. As equipes devem ser auto-suficientes e a alimentação antes, durante e após a prova, ocorrerá por conta das equipes.

 

o. Haverá suprimento de água em alguns PC (conforme o briefing).

 

p. Cada equipe será identificada por um nome que poderá representar sua OM, Instituição e poderá conter o nome de seu patrocinador.

 

q.  O atleta que desejar levar outros materiais, suprimentos e equipamentos não-proibidos, está autorizado.

 

r. As tarefas somente deverão ser iniciadas após a autorização do fiscal de prova.

 

s. Caso algum atleta resolva desistir durante a prova, fica estipulado que os PC são os locais para informar à organização sobre a desistência e posterior resgate. A desistência implicará em desclassificação da equipe.

 

t. A participação na prova é permitida após o preenchimento completo e assinatura de toda a documentação, bem como, o acerto da taxa de inscrição.

 

u. Na equipe o(a) capitão(ã) será o(a) mediador(a) entre todos os contatos com a organização.

 

v.  As equipes estarão livres para colocarem a logomarca de seus patrocinadores ou OM nos seus equipamentos individuais ou vestimentas.

 

x.  O atleta deverá estar capacitado a realizar atividades como percorrer grandes distâncias a pé e de bicicleta, ler carta topográfica, orientar-se com bússola e ter conhecimentos técnicos mínimos para realizar as modalidades exigidas na corrida de aventura.

 

y. Durante a prova haverá equipes de resgate e médico, garantindo aos participantes o atendimento que necessitarem. Casos simples poderão ser assistidos no próprio local. Em situações mais graves, a organização removerá o competidor até o hospital mais próximo. A organização não assumirá despesas médico-hospitalares.

 

w. Qualquer alteração neste regulamento será informada até a data do Briefing.

 

z.  As dúvidas também poderão ser solucionadas pelo e-mail planetaventuras@gmail.com e telefone de contato (31) 99998 2597.

 

 

Belo Horizonte - MG, 14 de outubro de 2019.

HENRIQUE ARAÚJO – Planetaventuras

Levantamento e Montagem do Percurso