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O que é Radical Trekking?

É uma moderna atividade eco turística emocionante em meio a natureza, e envolvem atividades esportivas como a Orientação por mapa e deslocamentos que podem ser em variados ritmos, conhecido popularmente como Trekking.

É um desporto distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em ambientes naturais por trilhas e caminhos já existentes, para alcançar pontos de controle de forma aleatória, de acordo com sua estratégia, gerando deste modo, um componente mental e lúdico com o propósito de realizar uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente ocupada em toda a sua execução e sempre contribuindo para a educação ambiental.

O evento foi criado em 2003, em Belo Horizonte-MG por Henrique Araújo, diretor da Planetaventuras - Cursos e Eventos de Aventura. A partir daí tem se consagrado como uma competição que objetiva dar opção de lazer, esporte e turismo para os belo-horizontinos sobretudo próximo aos pontos turísticos no entorno da capital mineira. Contou com o apoio institucional da Belotur/PBH/Fundação de Parques Municipais. Em 2003 (Desafio na Serra do Curral), 2004 (etapa com largada na Portaria Norte do Parque), 2005 (com duas etapas uma no Minas Country que passou pelo Pico de Belo Horizonte e outra no Belvedere que passou pela Serra do Curral), 2006 (etapa com largada e chegada no Teatro de Arena do Parque).

Característica do Esporte

A característica própria é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio, de forma aleatória de acordo com sua estratégia. Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida e manter o controle da distância percorrida.

O Radical Trekking tem como características traçar uma boa estratégia, empregando para isso a Orientação Cartográfica e possuir um bom vigor físico, esta é a base para quem objetiva chegar nas primeiras posições. Para quem quer praticar o esporte com outros fins, que não seja competitivo, é também uma excelente oportunidade para estar próximo à natureza, fazendo uma atividade física saudável e prazerosa, além de ser extremamente estratégico, nem sempre quem corre mais é o vencedor e sim quem traçou a rota mais inteligente. A competição também possui cunho ambiental e social, desde sua concepção, as etapas do evento contém atividades sociais, ambientais ou culturais. As regras básicas são preservar a natureza, passar pelos pontos de controle e seguir o regulamento.

REGULAMENTO DO RADICAL TREKKING

1 - ORGANIZAÇÃO, REALIZAÇÃO E DIRETORES DE PROVA

O idealizador e organizador oficial do Radical Trekking, é a Equipe planetAventuras, que será responsável em executar as datas e disposições do regulamento, justificando as alterações caso ocorram. É o único no Brasil com este formato que herdou características da Corrida de Orientação e particularidades da Corrida de Aventura, porém com identidade própria. É um evento de lazer esportivo livre, sem fins lucrativos com ênfase ambiental, social, educacional e turística.

 

2 - CONCEITOS

Fiscal de prova: Pessoa que faz parte da organização e é responsável pela fiscalização da prova.

PC (Posto de Controle): Local de passagem dos participantes, locado no mapa, está ao longo do percurso, possui um prisma com picotador e pode ser alcançado em ordem aleatória, de acordo com a estratégia adotada. 03 (três) horas após a largada os PCs serão fechados e não poderão ser mais picotados.

Atv ou PC Opcional (Atividade ou Posto de Controle Opcional): Atividade ou PC não obrigatório que fornecerá bônus em pontos para quem concluir a atividade ou passar pelo PC não obrigatório. Caso haja esta particularidade na prova, será informado atividade, locais destas e valores dos bônus.  (estas atividades podem ser inserções de outras modalidades esportivas).

PICOTAR – Ação que deve ser feita para marcar com a senha do picotador no cartão de controle fornecido pela organização. Os picotadores estarão presos aos prismas nos respectivos PCs.

 

3 - ETAPAS

Normalmente as provas serão realizadas em Minas Gerais em 3 etapas. Os percursos passarão por trechos, localidades inexploradas, trilhas, estradas, parques e perímetros urbanos. Serão utilizados cartas topográficas, mapas de orientação ou planilhas na escala existente no local escolhido (de 1:5.000 à 1:25.000). As distâncias percorridas compreenderão de 8 a 15 Km. Os locais das etapas serão informados com antecedência e os percursos ficarão em sigilo absoluto até a entrega dos mapas antes da largada. Por motivo justificado e a qualquer tempo, a organização poderá adiar a prova, mudar ou mesmo cancelar algum trecho da prova, visando principalmente à segurança dos participantes. A principal finalidade do evento é difundir a Orientação como desporto, proporcionar oportunidade à população de praticar esporte em contato com a natureza e dar oportunidade de treinamento da modalidade orientação e trekking para atletas de Corridas de Aventura e atletas de orientação, tudo isso, abordando questões ligadas à proteção e preservação do meio ambiente.

ETAPA DESTE ANO SERÁ EM 1º DEZ 19 (Domingo), no Campo de Instrução Treme-Terra (CITT) – Localizado no Bairro São Francisco, entre o Colégio Militar de Belo Horizonte e a Estação Ecológica da UFMG), na última semana da véspera do evento indicaremos a localização da portaria de entrada;

 

PREVISÃO DE CRONOGRAMA PARA A PROVA:

Dia 29 NOV (sexta-feira), de 19 às 21:00h, no 12º BIL Mth, AULA DE ORIENTAÇÃO PARA OS INICIANTES INSCRITOS, mediante confirmação de presença pelo whatsApp (31) 999982597.

Dia 1º DEZ (domingo):

08:00h - ENTREGA DO KIT DE PROVA (MAPA e NUMERAÇÃO DOS PARTICIPANTES);

08:15h -  Cumprimento da AÇÃO SOCIAL, CULTURAL ou AMBIENTAL;

09:00h - LARGADA;

09:15h - SAÍDA DA TRADICIONAL CAMINHADA ECOLÓGICA;

10:00h às 11:30h - PISTA DE CORDAS E OBSTÁCULOS PARA CRIANÇAS;

12:00h - FECHAMENTO DOS PCs; e

ATÉ 13:00h - CHEGADA DE TODOS, CONFRATERNIZAÇÃO (churrasquinho do Melo Almeida Advogados - EUDER para os inscritos na prova), PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO.

Obs.: OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A ETAPA SERÃO DISPONIBILIZADAS NO BRIEFING ELETRÔNICO.

 

4 - CATEGORIAS

O circuito conta com quatro categorias:

- Dupla Masculina

- Dupla Feminina

- Dupla Mista

- Individual Masculina (solo)

Não há distinção de categoria por idade.

- CAMINHADA ECOLÓGICA EM CARÁTER NÃO COMPETITIVO - Para quem quiser contemplar a região do evento em segurança e com guias, em um ritmo tranqüilo com 2 paradas pra descanso, será uma ótima oportunidade para desfrutar do prazer de caminhar (Grau de dificuldade Baixo e Médio). Ideal para familiares e amigos dos participantes.

 

5 - INSCRIÇÕES

Preenchimento do formulário do site planetaventuras ou a ficha de inscrição para levar ao ponto de inscrição, baixe o arquivo (abaixo) e entregar na loja DAS PEDRAS. (LOJA DAS PEDRAS: Rua Santa Rita Durão, 384, esquina com Rua Ceará, B. Funcionários, BH/MG - Tel (31) 3227 6670).

INSCRIÇÃO POR E-MAIL E DEPÓSITO BANCÁRIO - SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

PELA INTERNET: Preencha o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO do site e envie. Também BAIXE AS FICHAS abaixo, PREENCHA TODOS OS CAMPOS E ENVIE A FICHA DE INSCRIÇÃO e TERMO DE RESPONSABILIDADE POR E-MAIL (não envie a FICHA MÉDICA - ela deve ser conduzida com o participante no dia da prova). Após este procedimento você receberá por e-mail o nº da conta bancária para depósito e outras orientações. Qualquer dúvida: (31) 99998 2597 - Henrique.

          FICHA DE INSCRIÇÃO E TERMO DE RESPONSABILIDADE:                          FICHA MÉDICA (FICARÁ NO KIT 1º SOS):

 

 

 

Atletas considerados inscritos:

- Ficha de Inscrição e Termo de Responsabilidade preenchidos e assinados, para baixar arquivos (versão completa para impressão) ou adquira sua ficha de inscrição na loja credenciadas. Sua ficha médica deverá ser preenchida (levar no Kit de 1º SOS).

 

- Os valores das inscrições para o RADICAL TREKKING são:

1º Lote: R$ 50,00 por atleta e R$ 100,00 por dupla (até 30 dias antes, até 1º NOV);

2º Lote: R$ 75,00 por atleta e R$ 150,00 por dupla (02 a 15 NOV);

3º Lote: R$ 100,00 por atleta e R$ 200,00 por dupla (16 A 29 NOV).

 

- Os valores das inscrições para o CAMINHADA ECOLÓGICA são:

1º Lote: R$ 15,00 por participante (até 15 NOV);

2º Lote: R$ 30,00 por participante (após 16 NOV);

 

OBSERVAÇÕES:

- A garantia de vaga é por ordem de inscrição. (no caso de depósito ou transferência enviar comprovante por e-mail ou WhatsApp.

- O não cumprimento da AÇÃO SOCIAL, CULTURAL OU AMBIENTAL da prova, gera penalização:

Poderá ser: 1 (um) Kg de alimento não perecível (proibido sal ou fubá), material didático escolar, 01 (um) cobertor ou agasalho (podem ser usados em boas condições) ou 01 (um) brinquedo, por atleta. Para os que esquecerem a Ação Social, para não ser penalizado, será cobrada uma taxa de R$ 20,00 por atleta. A definição da ação social será informada no Briefing eletrônico da prova.

Serão selecionadas instituições carentes indicadas pela Prefeitura Municipal ou pela realização do evento.

- Está incluído na inscrição: Numeração de prova, cartas ou mapas do percurso, serviço de primeiros socorros durante a prova e materiais/equipamentos coletivos utilizados no percurso, além das premiações.

- Caso ocorra o cancelamento antecipado da prova por qualquer motivo e não seja marcada nova data, a organização restituirá aos inscritos o valor pago integralmente. No caso de cancelamento da etapa, ou parte do percurso por motivo de força maior após seu início, não haverá restituição do valor pago.

 

6 - TEMPO DE PROVA

A organização controlará o tempo oficial de prova cronometrando os horários de largada e chegada dos participantes. Fica instituído que o tempo máximo de permanência da equipe no percurso para picotar os PCs é de 3 horas, após a largada, e, deverá cruzar a linha de chegada com até 4 horas após a largada. Ex.: LARGADA 09:00h - FECHAMENTO DOS PCs ÀS 12h. Após 12h, todos participantes que por ventura estejam no percurso, devem seguir direto para a CHEGADA. A largada será única (todos participantes juntos).

 

7 - CLASSIFICAÇÃO

A classificação para os que alcançaram os 10 pontos de controle regulamentares se dará em relação ao menor tempo final de prova, já descontado o tempo de bonificação e/ou acrescido o tempo de penalização (se for o caso).

Antes da divulgação do resultado oficial será verificado com os fiscais de prova se houve alguma irregularidade do participante.

- Caso haja empate no tempo de chegada entre atletas que completaram o percurso, vencerá o atleta mais velho. O critério de desempate para definir a classificação de quem não passou por 10 pontos será a maior quantidade de PCs alcançados, e em segundo lugar o menor tempo de percurso. Caso persista o empate será o atleta mais velho.

 

8 - PONTUAÇÃO DAS ETAPAS

A partir das etapas de 2020 será atribuído pontos de acordo com a classificação dos participantes para definir o ranking e campeões do circuito dentro de cada categoria. Breve será disponibilizada a tabela de pontuação.

 

9 - EQUIPAMENTOS E MATERIAIS OBRIGATÓRIOS E PROIBIDOS

EQUIPAMENTOS OU MATERIAIS OBRIGATÓRIOS (POR DUPLAS E ATLETA SOLO)

- KIT PRIMEIROS SOCORROS (pronto atendimento) - Sugestões:  Gaze, esparadrapo, sal, soro fisiológico,  faixas, analgésico, antiácidos, curativos, ataduras de crepe, luva de látex, algodão, anti-séptico, colírio ....

Cada participante deverá conduzir junto com o Kit de 1º SOS uma ficha médica individual contendo um histórico médico (alergias, remédios que faz uso...)

- 01 KIT DOAÇÃO (TODOS INSCRITOS) - Ação social, pedida na etapa (vide item 5)

- IMPORTANTE: (não obrigatório) - Recomendamos a proteção do mapa - formato “A3”(frente e verso), utilização de BÚSSOLA (recomendamos de limbo móvel) e condução de ÁGUA durante a prova.

 

EQUIPAMENTOS OU MATERIAIS PROIBIDOS

      - Relógio com GPS ou que marque distância e nem outros equipamentos eletrônicos que auxiliam na navegação;

      - Outras cartas / mapas que não sejam fornecidos pela organização;

      - Armas de qualquer espécie

 

10 - DISPOSIÇÕES GERAIS

1º) O número máximo de participantes será em função da estrutura do local e das condições ambientais e de segurança avaliadas pela organização, e o evento seguirá o padrão planetAventuras.

2º) Cada atleta será identificada por um número, as duplas terão um nome que poderá representar o seu patrocinador. Os atletas da categoria individual poderão adicionar a seu nome, o de seu patrocinador.

3º) O competidor deve conter todos os itens dos materiais e equipamentos obrigatórios. Caso queira levar outros materiais, suprimentos e equipamentos não proibidos estão autorizados. Nenhum material poderá ser abandonado pelos atletas durante a prova.

4º) Os atletas deverão protocolar os cartões de controle nos PCs.

5º) Caso algum atleta resolva desistir durante a prova, fica estipulado que os PCs são os locais para informar a organização sobre a desistência. A desistência implicará em desclassificação. Caso o atleta deseje transporte por parte da organização até o local da chegada, deve informar ao fiscal. O atleta deve seguir as orientações do fiscal. A organização providenciará o transporte.

6º) Esta é uma prova de aventura e lazer na natureza, cada competidor maior de idade se inscreve sob a sua própria responsabilidade, os menores de 18 anos com consentimento, assinatura e cópia da carteira de identidade do responsável, reconhecendo os riscos que o participante poderá sofrer no seu percurso.

7º) A participação na prova é permitida após o preenchimento completo e assinatura de toda documentação, bem como o pagamento das taxas de inscrição. Caso parte da prova seja cancelada por motivo de força maior, não haverá nenhuma forma de restituição do valor da inscrição.

8º) Na equipe o(a) capitão(ã) será o(a) mediador(a) entre todos os contatos com a organização.

 

11 – BONIFICAÇÃO

A equipe ou atleta solo terá bonificação em tempo, caso cumpram tarefas pré-estabelecidas para este fim. Este tempo será subtraído ao tempo final de prova.

Ex.: Atleta Y terminou a prova com 1h30min e picotou um PC que era tarefa não obrigatória, com bonificação de 15’ (quinze minutos). Seu Tempo final passará para 1h15min. Todo local e valor de bonificação, caso haja na prova, será avisado antes da largada.

 

12 - PENALIZAÇÕES

      Irregularidades (acréscimo de 15 minutos ao tempo de prova por cada infração)

1) Não conter algum item do material e equipamento obrigatório (checado nos PCs), inclusive ficha médica no Kit de 1º SOS;

2) Negligenciar a segurança em qualquer aspecto;

3) Dupla desunida (mais de 100m entre os integrantes durante o percurso) e ao chegar no PC devem estar no campo visual próximo do fiscal (10m um do outro);

4) Jogar lixo no percurso ou desrespeitar o meio ambiente de alguma forma;

5) Deixar de cumprir a AÇÃO SOCIAL, CULTURAL OU AMBIENTAL da etapa, quando obrigatória;

6) Desrespeito a qualquer morador, participante ou membro da organização; e

7) Abandono de equipamentos em qualquer local do percurso.

A equipe ou atleta que cometer irregularidade será penalizada com acréscimo de 15 (quinze) minutos em seu tempo final de prova, a cada irregularidade que cometer (irregularidades de nº 1) a nº 7).

Ex.: Equipe X terminou o percurso em 2h10min e cometeu 2 (duas) irregularidades, seu tempo final será de 2h 40min.

 

13 - DESCLASSIFICAÇÃO

1) Não entrega da documentação necessária antes do evento assinada (ficha de inscrição e termo de isenção de responsabilidade);

2) Desistência (antes ou durante o percurso) ou não cruzar a linha de chegada. Mesmo que o participante desista de concluir o percurso, ele deve avisar sobre o abandono da prova. O atleta que se inscrever e não comparecer será considerado desclassificado;

3) Cometer 3 (três) ou mais tipos de irregularidades;

4) Utilização de meios ilícitos para obter vantagens;

5) Cruzar a linha de chegada no tempo superior a 4h, após a largada; e

6) Perder o mapa ou o cartão de controle que provarão a passagem pelos PCs.

 

14 - RECURSOS

O júri técnico é composto por dois integrantes da direção e organização da prova e os jurados serão compostos por três competidores não envolvidas no recurso (definidos em sorteio pela direção de prova) e integrantes da categoria do recurso. Em caso de algum recurso que o júri técnico considerar pertinente, será procedida uma votação, a qual, será incontestável.

 

15 - PREMIAÇÃO

A premiação do CIRCUITO será por etapa e no final do campeonato.

TODOS RECEBEM MEDALHA DE PARTICIPAÇÃO

1º ao 3º lugares DUPLA MASCULINA – Medalhas de 1º a 3º 

1º ao 3º lugares DUPLA FEMININA – Medalhas de 1º ao 3º 

1º ao 3º lugares DUPLA MISTA – Medalhas de 1º ao 3º 

1º ao 3º lugares INDIVIDUAL MASCULINA – Medalhas de 1º ao 3º 

PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO: TROFÉUS AOS 1º COLOCADOS DE CADA CATEGORIA.

Obs.: Nas etapas e no campeonato, os prêmios despenderão do apoio dos patrocinadores, e poderão ser estendidos às 2ª e 3ª colocações.

 

16 - ESPAÇO PUBLICITÁRIO, NUMERAÇÃO E IMAGENS DURANTE AS PROVAS

Será obrigatório o uso da numeração de prova, fornecido pela organização durante todo o evento, ou mesmo camisa de prova quando for o caso, desde a largada até a premiação, e a colocação da marca do patrocinador do evento (fornecido pela organização) nos locais determinados para isto.

As equipes estarão livres para colocarem a marca de seus patrocinadores nos seus equipamentos individuais.

 

17 - RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS

Cada atleta deverá assinar o Termo de Responsabilidade onde assume estar apto a participar da competição, renunciando a todo tipo de ação legal contra os organizadores ou patrocinadores do evento, acatando todos os artigos do mesmo. Durante a prova haverá equipe de resgate, garantindo aos participantes o atendimento que necessitarem. Casos simples poderão ser assistidos no próprio local. Em situações mais graves, a organização encaminhará o competidor até o hospital mais próximo. A organização não assumirá despesas médico-hospitalares.

Cada competidor é responsável pelo seu próprio desempenho na prova, devendo julgar por si próprio se deve ou não continuar na competição, exceto se a organização assessorada pelo médico ou serviço de atendimento pré-hospitar, decidirem excluí-lo por razões de segurança ou saúde. O participante deverá estar capacitado para realizar atividades como percorrer trechos a pé andando ou correndo, ler mapa ou carta topográfica e orientar-se com bússola.

Obs. : Não é proibido copiar na íntegra ou parte deste regulamento, mas caso isto ocorra, mencionar obrigatoriamente a fonte e autor. www.planetaventuras.com.br - Cursos e Eventos de Aventura (ARAÚJO, J. H. R.).

e-mail: planetaventuras@gmail.com - Tel: (31) 99998 2597